Jaqueline Silveira

Retomada de obra será o grande desafio do novo presidente da Câmara; e cargos de confiança do Legislativo

Retomada de obra será o grande desafio do novo presidente da Câmara; e cargos de confiança do Legislativo

Foto: Nathlália Schneider (Diário)

Obra da nova sede está parada há 11 anos e pouco avançou a cada nova gestão do Legislativo

Oficialmente, o vereador Manoel Badke (União Brasil), Maneco, assume nesta terça-feira, o comando do Legislativo de Santa Maria, já que na segunda-feira não teve expediente. Em entrevista ao Grupo Diário, que foi ao ar, segunda-feira, na CDN e na TV Diário, ele afirmou que será prioridade a retomada da obra inacabada da nova sede do Legislativo. 


Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Como vereador, ele sempre foi um defensor da continuidade da construção, paralisada há 11 anos. Uma perícia foi feita na obra e deve ser concluída em fevereiro. “Nós estamos prontos a dar continuidade ao trabalho já realizado”, completou ele.

 
Junto com Badke, o agora ex-presidente Givago Ribeiro (PSDB) concedeu entrevista. Ele disse que o laudo preliminar apontou para a retomada da nova sede e que a decisão é por seguir o projeto original para “não perder tempo” e também pelo uso eficiente dos recursos públicos.


 Pelo estudo, seriam necessários cerca de R$ 4,6 milhões para a conclusão da obra. “Conhecendo, hoje, o Parlamento municipal é mais do que necessário ter esse novo prédio com as demandas que nós temos, como dos conselhos municipais”, afirmou Givago.


Eleição da Câmara teve alfinetadas, explicações e divisão em bancada

Embora todos os esforços dos ex-presidentes, especialmente nesta legislatura, pouco se avançou quanto à retomada da obra, que é bastante complexa até pelo fato de haver processos judiciais e ter, ainda, que, primeiro, contratar uma empresa para recuperar a estrutura em relação ao desgaste do tempo para, depois, licitar a empreiteira para tocar a obra em si. 


Sem dúvida, é grande o desafio de Badke em sua gestão, além de comandar a Casa em um ano de eleição municipal, quando os ânimos ficam ainda mais exaltados.



Cargos com salários polpudos

Os principais cargos de confiança da Câmara de Vereadores com a eleição de Manoel Badke (União Brasil), Maneco, estão definidos. Lucas Saccol Meine permanecerá à frente da Procuradoria Jurídica.
A chefe de gabinete da Presidência será Débora Garcia da Cunha; e Júlio César Gonçalves dos Santos, o secretário Legislativo. 


No apagar das luzes, Congresso turbina emendas parlamentares e fundo para as campanhas


Já para secretário de Gestão e Administração da Casa, o indicado é Luciano Hoenisch Diehl. Esses são os cargos com os salários mais altos na Mesa Diretora: R$ 16,4 mil cada um.

 
Já o diretor de Comunicação será o jornalista Marcelo Martins. A Mesa Diretora tem 16 cargos divididos entre o grupo vencedor da eleição, que, em 2024, foi constituído por 14 parlamentares.

 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com dois suplentes no lugar dos vereadores titulares, Comissão Representativa da Câmara no recesso se reúne nesta quarta Anterior

Com dois suplentes no lugar dos vereadores titulares, Comissão Representativa da Câmara no recesso se reúne nesta quarta

Como está o cenário eleitoral à prefeitura de Santa Maria na virada para 2024 Próximo

Como está o cenário eleitoral à prefeitura de Santa Maria na virada para 2024

Jaqueline Silveira